Exhibitions
24 March 2023 - 11 June 2023
MASP / São Paulo, Brazil
Carmézia Emiliano, Wazaká – A árvore da vida, 2022. Foto: Rodrigo Guedes da Silva
O MASP apresenta, de 24 de março a 11 de junho de 2023, a mostra Carmézia Emiliano: a árvore da vida. Com curadoria de Amanda Carneiro, a exposição reúne pinturas que figuram e refletem sobre paisagens, objetos da cultura material e o cotidiano da comunidade da artista indígena Macuxi, localizada na Maloca do Japó, Normandia, Roraima.
Carmézia Emiliano: a árvore da vida apresenta 35 pinturas sobre tela, sendo oito delas desenvolvidas especialmente para a mostra, divididas em sete núcleos que abordam temas relacionados à subjetividade da artista e à vida em comunidade, refletindo manifestações culturais macuxis, como a dança do parixara, os jogos e brincadeiras relacionados aos períodos de festas – por exemplo, o de colheita da mandioca –, assim como a vida comunitária, manifesta nas pinturas que representam habitações e espaços em comum. Também se destacam os registros da transmissão de saberes, das redes de apoio entre mulheres e da relação de profundo respeito e cooperação com a natureza.
A mostra no MASP busca ampliar a compreensão acerca da contribuição de sua obra no cenário artístico nacional, apresentando os trabalhos mais recentes da artista, parte deles nunca antes vistos pelo público. A exposição de Carmézia Emiliano integra o ano de programação do MASP dedicado às histórias indígenas, que inclui exposições do Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku), Paul Gauguin (1848-1903), Sheroanawe Hakihiiwe, MASP Landmann e Melissa Cody, além da grande mostra coletiva Histórias indígenas.
Sobre a artista Carmézia Emiliano é uma artista indígena Macuxi, nascida em 1960 na comunidade Maloca do Japó, Normandia, Roraima, e vive e trabalha em Boa Vista, Roraima, desde a década de 1990. Realizou exposições individuais, como Lendas, costumes e histórias do povo Macuxi, no Sesc Roraima, em Boa Vista (1996); Carmézia Emiliano, no Palácio do Planalto, em Brasília (2006); Carmézia Emiliano: universo macuxi, na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista (2014); e Cosmologias — Mundos Makuxi, no Sesc Roraima, em Boa Vista (2019); além de ter particpidado de diversas coletivas.
MASP Avenida Paulista, 1578. Bela Vista. São Paulo/SP, Brasil. Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); terças-feiras entrada gratuita, das 10h às 20h (entrada até as 19h).
masp.org.br