Talks / Workshops
21 September 2023 - 21 September 2023
Instituto Inclusartiz / Rio de Janeiro, Brazil
Frames de "Nossa Casa", de Will Furtado.
Como as práticas produzidas por corporeidades queer performam táticas de escape à captura colonial? o Instituto Inclusartiz convida para a estréia dos filmes Nossa Casa (2023), de Will Fredo (Portugal) e Ondas Utópicas (2023), de Patfudyda (Brasil), nesta quinta-feira (21), às 19h.
A projeção será seguida de uma conversa que buscará traçar as aproximações e distâncias entre as práticas das duas artistas, cujo trabalho se constrói na interseção entre corpo, performance e gênero.
A conversa será mediada por Lucas Albuquerque (curador do Programa de Residências do Instituto Inclusartiz).
NOSSA CASA Um Filme de Will Fredo Duração: 40’ 37’’ Língua: Espanhol com legendas em português
“NOSSA CASA” retrata o Quilombismo Queer do POSÁ SUTO, um coletivo cuir afro-colombiano que desenvolve atividades culturais e educativas com jovens e crianças em cidades colombianas. Entrelaçando poesia, textos teóricos e clipes de programas de TV infantis que falam sobre colonialismo, o filme combina experiência vivida, história e ecologia quilombola para explorar novas subjetividades e poeticas negras cuir.
ONDAS UTÓPICAS Um filme de Patfudyda Duração: 20’
Nos arredores da Gamboa, 5 performers ativam táticas furtivas de rupturas da narrativa dos vencedores. Este filme acontece entre os acidentes do dispositivo relacional corpo-câmera-espaço, onde gestos radicais são realizados na tentativa de desaparecer da armadilha da visibilidade e construir variações para contornar tentativas de capturas. Como fazer um filme sem ser capturada pelo fantasma da visibilidade? Diante deste cenário, as artistas investigam como a coreografia possibilita ao corpo inverter seus modos de operar, seduzir, escapar e resistir. Este filme foi produzido durante residência artística no Instituto Inclusartiz em 2023.
Centro Cultural Inclusartiz R. Sacadura Cabral, 333. Gamboa. Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h. inclusartiz.org