Festivals
06 September 2023 - 08 September 2023
Diversos espaços / São Paulo, Brazil
Image courtesy of Kizomba Design Museum, 2023. Photo: Kim Praise
O Kizomba Design Museum, plataforma transitória dedicada à preservação da história da cultura kizomba, criada em Angola, pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e sua diáspora, apresenta pela primeira vez uma experiência imersiva de três dias em São Paulo, de 6 a 8 de setembro. Fundado pelo escritor e produtor musical Kalaf Epalanga e pelo diretor criativo e artista multidisciplinar Nástio Mosquito, o Kizomba Design Museum fomenta o diálogo público e destaca a influência que essa cultura exerce sobre várias comunidades no mundo.
Através de música, gastronomia e performances, o evento inédito chega como um museu vivo e explora o relacionamento intercultural entre a rica história do gênero musical e seu impacto social, econômico e político dentro das diásporas em esferas pública e privada em países de língua portuguesa.
Em kimbundu, uma língua bantu do norte de Angola, kizomba significa festa ou celebração. Por isso, os projetos do Kizomba Design Museum em São Paulo foram pensados de forma a ser a fase inicial para a criação efetiva de um centro institucional desse movimento de difusão. Aprofundando conceitos mais abrangentes sobre o que significa ser um museu e a importância de registrar aspectos mais efêmeros ou frequentemente negligenciados da cultura global, o Kizomba Design Museum tem como objetivo levar a um mais amplo reconhecimento da importância da kizomba como um fenômeno também econômico e social.
Programação A primeira edição acontece em São Paulo em três importantes espaços da cidade. A programação musical será na Casa de Francisca, localizada no primeiro andar do Palacete Teresa, e sua proposta é voltada ao comprometimento artístico e à diversidade musical brasileira. Lá serão realizados espetáculos como os de Paulo Flores, Branko, Dino d’Santiago, Djodje, Kady e também terá participação especial de Russo Passapusso e Roberto Barreto do BaianaSystem entre outros.
Outra parte da programação será levada ao Edifício Copan, em cujo andar térreo funciona a Livraria Megafauna, um novo ponto de encontro para reflexão, curadoria e criação de conteúdo. Nela, para palestras e debates, se reunirão escritores e jornalistas como Ondjaki, Yuliana Ortiz Ruano, Marisa Moorman, autora estadunidense e pesquisadora da cultura angolana, além de bate-papo entre Semayat Oliveira e Kalaf Epalanga, autor do romance musical “Também os Brancos Sabem Dançar” e da coleção de crônicas e ensaios “Minha pátria é a língua pretuguesa”, que vai lançar pela Todavia. O restaurante Cuia, liderado pela chef Bel Coelho, instalado na Livraria Megafauna, sediará uma experiência gastronômica inspirada na culinária dos países africanos de expressão portuguesa (PALOP), com um cardápio criado especialmente para a ocasião.
A Galeria Pivô, espaço artístico sem fins lucrativos e que oferece uma plataforma de intercâmbio, pensamento crítico e experimentação, também no Edifício Copan, abrigará o Mercado, o espaço que refletirá a influência da moda e do design no universo da kizomba. Uma seleção criteriosa de roupas, calçado, jóias e souvenirs estará disponível para compra no local, complementada ainda por uma instalação sonora e pela exibição de vídeos que traduzem as cores vibrantes e os ritmos envolventes da kizomba. A curadoria está sob a responsabilidade do designer luso-guineense radicado em Nova York, Armando Cabral.
Sobre o Kizomba Design Museum Fundado em 2023, o Kizomba Design Museum é uma plataforma itinerante dedicada a preservar e a mostrar a história vibrante da cultura da kizomba. Oferecendo uma visão contextualizada das origens, da evolução e do significado social da kizomba, originária dos países africanos de língua portuguesa e de sua diáspora, a plataforma pretende se tornar um espaço ativo para a pesquisa e o estudo cultural Kizomba em todo o mundo.
www.kizombadesignmuseum.com