Exhibitions
02 January 2023 - 24 February 2023
Museu Nacional da República / Brasília, Brazil
Caption: ‘Orixás’ (1962), de Djanira da Motta e Silva (1914-1979)
Está em cartaz, no Museu Nacional da República (MuN), uma exposição que aponta para o avanço do diálogo democrático sobre a diversidade cultural e a identidade do país.
Brasil Futuro: as Formas da Democracia reúne mais de 100 obras de arte, organizadas em três grupos. Um celebra a democracia e busca resgatar os símbolos nacionais. Outro revisita pautas do feminismo, da negritude, dos povos originários, do movimento LGBTQIA+ e da diversidade de olhares. Um terceiro convida o público a refletir sobre a riqueza étnica, de gênero, regional e de linguagens presentes na cultura do Brasil. O arranjo produz três núcleos expositivos, nomeados, respectivamente, Retomar Símbolos, Decolonialidade e Somos Nós.
“O termo ‘futuro’ no título da exposição tem a ver com a ideia de que democracia é sempre um projeto em aberto, a ser aperfeiçoado. Essa é, ao mesmo tempo, a beleza e a dificuldade da democracia”, declara Lilia Schwarcz, professora na Universidade de São Paulo (USP), curadora da exposição ao lado de Rogério Carvalho, Paulo Vieira e Márcio Tavares.
Cerca de metade das obras expostas é dos acervos do MuN, do Museu de Arte de Brasília (MAB) e da Presidência da República. A tela Orixás (1962), de Djanira da Motta e Silva (1914-1979), tem lugar especial na exposição. A obra, que havia sido retirada do Salão Nobre do Palácio do Planalto em dezembro de 2019, pode ser apreciada novamente. A outra parte das peças de arte foi emprestada para a exposição por galerias e colecionadores.
Museu Nacional da República Setor Cultural Sul, Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto Brasília/DF, Brasil Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
http://museu.cultura.df.gov.br/