Screenings
15 February 2021 - 28 February 2021
MAM Rio online / Rio de Janeiro, Brazil
Imagen de “A batalha do passinho – o filme”, de Emílio Domingos. Foto: Divulgação.
A Mostra Lado B da Favela apresenta 20 filmes, entre curtas, médias, longas-metragens e vídeo instalações, sobre experiências e resistências das favelas cariocas. É uma programação inteiramente online, que busca apresentar uma diversidade de narrativas em torno destes territórios, com títulos filmados entre os anos 1960 e 2020, realizados por diretorxs e coletivos cujas trajetórias estão ligadas a essas comunidades, seja como lugar de moradia e vivência ou como objeto de pesquisa, afeto e militância.
A (re)existência da favela carioca está historicamente ligada à falta de políticas públicas habitacionais no Rio de Janeiro. É reflexo da marginalização de uma parcela da população excluída de projetos urbanísticos de séculos anteriores – uma situação que hoje é ampliada pelos processos de gentrificação, e consequente remoção e desapropriação, que servem aos interesses dos governos e grandes empresários.
Os moradores das favelas, em sua diversidade e pluralidade, apresentam por outro lado um histórico sentido de organização, na maioria das vezes em torno de comunidades negras e de imigrantes nordestinos, em busca de direitos básicos, muitas vezes negados a estas populações. Eles resistem a governos que os silenciam ou oprimem cotidianamente, com intervenções militares, brutalidade policial ou mesmo negligenciando acesso a direitos básicos (como educação e saúde). Resistem à “opinião publicada” dos grandes telejornais, que tratam esses territórios como cenários de guerra. Resistem à desinformação estratégica que grupos ultraconservadores espalham nas redes sociais. Resistem a muitos discursos que felizmente não conseguem conter a potência dos atores culturais e políticos destes quilombos modernos.
Inicialmente, esta mostra foi pensada com narrativas que oferecessem um contraponto à abordagem de filmes como Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007), cujas narrativas se concentram na relação dos moradores com o tráfico de drogas e na violência policial. Estes filmes, realizados dentro de uma estrutura de cinema industrial, ampliaram a curiosidade de espectadores do Brasil e do mundo inteiro sobre a realidade das favelas cariocas, por outro lado reduziram em seu subtexto as possibilidades de vida e a potência criativa das favelas a um discurso que reafirma o estereótipo da população marginalizada e violenta e a favela como local “não civilizado” e anárquico, um obstáculo ao desenvolvimento urbano. Os filmes reunidos nesta mostra não buscam esgotar uma filmografia alternativa sobre as favelas do Rio de Janeiro no último meio século. São antes um recorte ou fragmento, com obras audiovisuais realizadas em décadas e condições de produção diversas. Esta curadoria se interessa pela pluralidade, pela alteridade entre realizadores e personagens, pela sabedoria das organizações comunitárias que se reúnem em torno de uma pertença cultural (do jongo ao funk, dos terreiros de samba às batalhas do passinho), pelos indivíduos e associações de moradores que seguem em luta, mesmo diante da violência e desinteresse do estado e de parte da sociedade pelas vidas negras e pobres (de bens materiais) que habitam estas comunidades.
Produtor e curador: Chico Serra
Confira a programação completa aqui.
Assista aos filmes online: www.vimeo.com/showcase/ladobdafavela
mam.rio