Exhibitions
18 March 2023 - 06 August 2023
Instituto Inhotim / Brumadinho, Brazil
Abdias Nascimento, O Vale de Exu. Acrílico sobre tela, 80 x 127 cm. Nova Iorque, EUA, 1969. Foto: Museu de Arte Negra, Ipeafro.
Em curadoria conjunta com o Ipeafro, o Instituto Inhotim apresenta Terceiro Ato: Sortilégio, exposição que aborda a trajetória de Abdias Nascimento como artista visual no exterior.
Como dramaturgo e depois pintor, Abdias Nascimento desempenhou um papel político e social que estabeleceu uma mudança de paradigma para a reconstituição de uma ordem epistêmica africana, usando linguagem e símbolos das tradições afro-diaspóricas. Neste sentido, Terceiro Ato: Sortilégio se organiza em cinco núcleos temáticos concentrados na maciça produção de Abdias como pintor, que se dá, sobretudo, fora do Brasil: Símbolos rituais contemporâneos; Nova York: início do exílio; Professor universitário; Artistas afro-brasileiros; e Orixás: concepção da vida e filosofia do universo.
Parte das obras expostas na mostra é de artistas brasileiros que marcaram presença na cena artística estrangeira, principalmente nos EUA, em Nova York, no mesmo período em que Abdias Nascimento esteve no país, interagindo com a sua paisagem e com o seu entorno, e mostrando um reconhecimento dos territórios por onde passaram. Os núcleos da exposição buscam reafirmar a ideia do Museu de Arte Negra como um museu coletivo, feito por pessoas que cruzaram a vida de Abdias.
Constituída por peças de empréstimos – a grande maioria pelo Ipeafro – e de aquisições recentes do Inhotim, Terceiro Ato: Sortilégio traz ao público mais de 180 obras, com trabalhos de Abdias Nascimento e de outros artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Manuel Messias, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Iara Rosa, Romare Bearden, LeRoy Clarke, além de livros e documentos de pesquisa de Abdias sobre o Candomblé e os Orixás.
Terceiro Ato: Sortilégio é o penúltimo dos quatro atos da proposta Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, representados anteriormente pelo Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra e pelo Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos, partindo do legado multidisciplinar de Abdias Nascimento – poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar com uma longa trajetória trilhada no ativismo e na luta contra o racismo.
Instituto Inhotim Rua B, 20. Inhotim. Brumadinho/MG, Brasil. Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. inhotim.org.br