Workshops
17 March - 14 April 2022
MASP
online, Brazil
Deadline: 17 March 2022
Rafael Borjes de Oliveira, Vista de Salvador, 1951, acervo MASP, doação do artista, 1952.
Nesse curso, será analisada a participação de pintores(as) e escultores(as) negros e negras em projetos modernistas que se desenvolveram em territórios da Diáspora Africana ao longo da primeira metade do século XX.
O curso tratará das formas como esses indivíduos ocupavam instituições de arte e as estratégias produzidas por eles para fazer frente às hierarquias raciais correntes nesses espaços. Considerando o caráter transnacional do sistema de arte, será privilegiada uma abordagem comparativa, entre Brasil, Estados Unidos e Haiti, analisando sempre a produção de discursos e práticas profissionais envolvendo raça, estado e poder.
Os encontros tratarão da formação de instituições ligadas ao modernismo internacional em cinco diferentes cidades que tiveram importância proeminente na história da Diáspora Africana. São elas: Rio de Janeiro, Nova York, Porto Principe, São Paulo e Salvador. A cada aula, será analisada a participação de pintores(as) e escultores(as) negros e negras no sistema de arte, buscando identificar o trânsito de hierarquias raciais e de conhecimentos emancipatórios por esses espaços. Desse modo, o curso abordará a relação de diferentes pintores negros com os organismos do Estado Novo no Rio de Janeiro; as condições institucionais que levaram a formação do Renascimento do Harlem em Nova York; os projetos políticos criados em torno do Centre d’Art e do Foyer des Arts Plastiques em Porto Principe; a presença de artistas negros do modernismo internacional nas primeiras edições da Bienal de São Paulo; e, por fim, a presença de artistas negros no sistema de arte moderna estabelecido na capital baiana a partir de 1947.
Ministrante: Bruno Pinheiro é mestre em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP e doutorando em História pela Unicamp. Realiza pesquisa sobre a circulação de pintores(as) e escultores(as) negros e negras em instituições de arte no período entre 1947 e 1964. Pesquisa financiada pela Fapesp e orientada pela profa. Dra. Silvana Rubino. Ao longo do ano de 2020 foi pesquisador visitante do Institute of Fine Arts da New York University. Tem experiências de pesquisa com os temas ligados a Cultura Visual, Modernismos e Relações Raciais.
Duração do Módulo 17, 24 e 31.3 e 7, 14.4.2022 Online
Horário: das 19h às 21h
Conheça o plano de aulas aqui.
Inscreva-se aqui.
masp.org.br