Conferencias
22 junio 2022 - 25 junio 2022
online / São Paulo, Brasil
De 22 a 25 de junho, será realizado na cidade de São Paulo, em formato híbrido, o 1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social. Voltado para cineclubistas, documentaristas engajados, comunicadoras/es para causas sociais, produtores/as de impacto, realizadores/as, mobilizadores/as sociais latino-americanos e pesquisadoras/es do campo com experiência em produção de impacto, o Fórum propõe a construção conjunta e o fortalecimento de alternativas de distribuição de filmes que potencializam o engajamento do público com a obra cinematográfica e os temas que abordam.
“Há, na América Latina, uma longa trajetória de experiências que potencializam a relação entre cinema e impacto social tendo o debate da representatividade como eixo central. Essas iniciativas têm contribuído para o tensionamento e transformação de estruturas sociais a favor da criação de estratégias de difusão cultural que reconheçam as práticas sociais de comunidades e territórios descentralizados e, assim, apontam para um caminho de coexistência de modelos de distribuição, mas também de novos paradigmas de mercado audiovisual”, explica Rodrigo Antonio, codiretor da Taturana, atual Presidente Executivo da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
O Fórum, previsto para acontecer anualmente a partir deste ano, será um espaço de confluência desses saberes, com o objetivo principal de alimentar o campo do cinema e o impacto social a partir de experiências latino-americanas, e tornar-se uma referência para futuras ideias, desafios e aprendizados no uso do cinema como ferramenta de transformação.
Entre os convidados do Fórum estão: Marcela Lizcano (Colômbia), diretora do Doccolabs e correalizadora do Labs Acción, focado em formação e fortalecimento de redes para campanhas de impacto e cinema na Colômbia; Mariana Genescá (Brasil), comunicadora social e produtora executiva do filme Espero tua (Re)Volta, que estreou no Festival de Berlim, onde ganhou os prêmios da Anistia Internacional e da Paz; Merle Iliná (México), ativista e produtora de impacto de documentários na coletiva mexicana IMPACTA CINE, e vinculada ao The Good Pitch México; Ethel Oliveira (Brasil), codiretora do documentário Sementes – Mulheres Pretas no Poder, e coordenadora da campanha de impacto do filme; Bruno Duarte (Brasil), oficial de Programa para a América Latina da Open Society Vanessa Cuervo (Colômbia), coordenadora da rede Solidarilabs em Guatemala, Colômbia e México e criadora de estratégias de impacto para documentários da América Latina pelo programa The Good Pitch da Doc Society; Maria Inés Roqué (México), documentarista, diretora do programa de formação do Ambulante Cine Documental Itinerante.
Os encontros on-line são abertos ao público e acontecerão nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho, das 10h30 às 13h (horário de Brasília), via ZOOM. Serão três rodas de diálogo com apresentação de estudos de caso sobre temas importantes para a distribuição com foco em impacto social na América Latina. O dia 25 será dedicado à articulação de uma rede latino-americana de produtores de impacto.
Para participar dos encontros virtuais, é necessária inscrição prévia pelo site do CPF-Sesc (inscreva-se aqui) As inscrições ficam abertas até o dia 20 de junho, sem limite de inscritos. A taxa de participação varia de R$18 a R$60.
Conheça todos os convidados, mentores e formadores, e confira a programação completa em cinemaeimpacto.org