Exposiciones
20 octubre 2020 - 30 enero 2021
Sesc Pompeia / São Paulo, Brasil
Kader Attia. Foto: Divulgação.
Reparos Irreparáveis é uma exposição individual do artista franco-argelino, Kader Attia (Seine-Saint-Denis, França, 1970), cuja produção lida com questões históricas, sociais e de identidade, em contextos de opressão, violência e em processos descoloniais.
Attia passou parte da sua vida entre a Argélia e a República Democrática do Congo, países africanos marcados pelo colonialismo. Em seu trabalho, o artista tem demonstrado interesse especial na noção de reparação, conceito que vem desenvolvendo em sua obra. A reparação é entendida por ele como um processo de aperfeiçoamento e cicatrização, seja das instituições ou das tradições, dos sujeitos ou dos objetos, algo que pode estar ligado às perdas ou às feridas, à recuperação ou à reapropriação. Enquanto a noção de reparo no Ocidente tenta retornar os objetos a um estado e a uma ordem originais, buscando uma perfeição e estética idealizadas, as imagens de objetos africanos que Attia selecionou mostram um outro tipo de reparo, incorporando materiais inusitados como botões e pedaços de espelhos. Lado a lado, imagens de veteranos de guerra e de esculturas reparadas apontam para as conexões entre a guerra e a reparação, a violência colonial e a estética, as marcas no corpo e nos objetos.
Em todas as unidades do Sesc São Paulo, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público. O público agendado é orientado a não se atrasar, nem chegar com muita antecedência à unidade para não formar filas.
Agendamento de ingressos aqui.
SESC Pompeia Rua Clélia, 93, Pompeia. São Paulo/SP Visitação: Terça a sexta, das 14h às 20h. Sábados, das 10h às 14h. [Serviços Agendados]
www.sescsp.org.br