Debates / Talleres
12 noviembre 2019 - 12 noviembre 2019
MASP / São Paulo, Brasil
1970, Abdias do Nascimento. Foto: Divulgação.
No dia 12 de novembro, às 16h, o MASP realiza a discussão das obras Índio na floresta (Caboclo), 1963, de Rosina Becker do Vale, e kê Oxóssi, 1970, de Abdias do Nascimento, no programa Diálogos do Acervo.
Que relações poderiam ser feitas entre trabalhos de diferentes origens, períodos e estilos? Os cavaletes de cristal, no 2º andar do MASP, eliminam hierarquias entre as obras do acervo, dispensam roteiros predeterminados e desafiam narrativas canônicas da história da arte. A transparência espacial convida os visitantes a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas entre arte asiática, africana, brasileira e europeia. Os diálogos dão-se não somente entre obras, mas também entre elementos que compõem cada peça, como fundo e figura, frente e verso, tela e moldura; ou até mesmo entre as obras e os visitantes.
O programa Diálogos no Acervo substitui o antigo modelo de visitas guiadas, em que os visitantes são conduzidos por um percurso com o anseio de abranger a totalidade ou os destaques de uma exposição. Por meio de mediações semanais, o projeto visa instigar novas relações entre obras, visitantes e mediadores, repensando as formas possíveis de experiência na galeria. Evitando práticas educativas em que um fala e os outros apenas escutam e assentem, os encontros buscam promover diálogos múltiplos, com todos os tipos de público.
Em 2019, além de sua programação regular sobre a coleção do museu, o programa aproveita as parcerias estabelecidas pelo MASP com instituições estrangeiras e brasileiras, como o intercâmbio com o Museum of Contemporary Art (MCA) Chicago (Estados Unidos) e o Comodato MASP B3 (a nova Bolsa de Valores de São Paulo), para desenvolver ciclos especiais voltados às obras em empréstimo expostas nos cavaletes de concreto e cristal.
Os Diálogos no Acervo acontecem semanalmente, às terças-feiras, 16h. A entrada é gratuita.
MASP Av. Paulista, 1578. 01310-200 São Paulo, Brasil Visitação: Terças, das 10h às 20h. Quarta a domingo, das 10h às 18h.
masp.org.br