Talks / Workshops
05 November 2019 -
Instituto Moreira Salles / São Paulo, Brazil
Vinheta de J.Carlos publicada na revista Careta, 1947. Original em grafite, nanquim e guache sobre papel. Coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha / Acervo IMS
No dia 5 de novembro, às 19h, o quadrinista Marcelo D’Salete e o pesquisador Nobu Chinen debatem o racismo e a representação do negro na história das artes gráficas no Brasil, a partir da obra de J. Carlos, em cartaz no Instituto Moreira Salles de São Paulo.
A mediação de é de Guilherme Freitas.
Participantes Marcelo D’Salete (São Paulo, 1979) Professor e ilustrador, é autor de quadrinhos e romances gráficos que retratam a violência e o racismo nas cidades brasileiras, como Encruzilhada (Veneta, 2016), e a resistência negra contra a escravidão no país – Cumbe (Veneta, 2014) e Angola Janga: uma história de Palmares (Veneta, 2017). Vencedor em 2018 do Eisner, o principal prêmio para histórias em quadrinhos, com a edição americana de Cumbe.
Nobu Chinen (São Paulo, 1961) Publicitário e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisador de histórias em quadrinhos é autor de O negro nos quadrinhos do Brasil (Peirópolis, 2019), livro em que trata da construção da imagem do negro nas narrativas gráficas e coautor de Enquadrando o real: ensaios sobre quadrinhos (auto) biográficos, históricos e jornalísticos (Criativo, 2016).
Quando 5 de novembro de 2019, terça, às 19h Entrada gratuita. 40 lugares. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
IMS Paulista Avenida Paulista, 2424. São Paulo/SP Visitação: terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento.
ims.com.br