Residencias
04 agosto - 08 noviembre 2022
Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
Ouro Preto, Brasil
Deadline: 12 junio 2022
O Programa de Residência Artística 2022 do IA foi idealizado com o objetivo de apoiar a arte contemporânea no Brasil, com foco em artistas visuais, artistas educadoras e educadores, pesquisadoras e pesquisadores. As inscrições para os dois programas do segundo semestre deste ano já estão abertas!
As residências, conduzidas pelas curadoras Tainá Azeredo e Valquíria Prates com assistência de Pompea Tavares, são 100% online e trazem novas oportunidades a artistas mineiros e de todo o país.
O cronograma para o segundo semestre prevê as mesmas atividades desenvolvidas no primeiro, ou seja, lives com pessoas convidadas, com as pessoas artistas residentes, correspondências pedagógicas e o programa educativo. Propomos dois eixos temáticos, nos quais as palavras orientadoras são CUIDADO e TEMPO.
O terceiro Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora CUIDADO e busca construir sentidos com pessoas participantes interessadas em pesquisar em suas produções alguns dos conceitos e ideias relacionados a este tema. Responsabilidade, compromisso, presença, preservação, restauração, nutrição, interesse, atenção, empatia, ética, amor, justiça, generosidade e também práticas que observem e discutam situações de opressão, dominação, ocupação, posse, apego, dependência e outras formas de invasão do alheio e do outro, do público e do privado são algumas das ideias e conceitos que se apresentam como possibilidades de investigação e que se desdobram nas relações com o outro e com o ambiente, suscitando diferentes abordagens sobre os limites dos gestos de cuidar.
O quarto Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora TEMPO e convoca participantes que possam se interessar por investigar conceitos e ideias relacionados a este tema. Entre os muitos caminhos de pesquisa possíveis, estão: durações, ritmos, pulsos, história, memória, sonhos, narrativas em construção, estações, ciclos, processos, aquilo que muda e aquilo que permanece por causa do tempo, pausas. E também projeções, convívios com quem já foi ou virá, relatividade e calendários, simultaneidades, sincronias e diacronias, modos de medir, controlar e descontrolar, acelerar e desacelerar, processos de envelhecimento, fases de vida, permanência e mutações do vivo.
Leia o edital completo aqui.
ia.art.br