Exposiciones
18 marzo 2023 - 30 julio 2023
Pinacoteca de São Paulo / São Paulo, Brasil
Foto: Pinacoteca de São Paulo/Divulgação
A Pinacoteca de São Paulo apresenta, no Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz, a ocupação Escola Panapaná, proposta por Denilson Baniwa. A instalação, com curadoria de Renato Menezes, é uma construção em três pavimentos concebida para ser um espaço experimental de aulas de línguas e culturas indígenas, arte e música.
Em Escola Panapaná, o artista propõe um experimento artístico-pedagógico colaborativo, traduzido, no mundo não Baniwa, como escola. Denilson traz para o coração da Pinacoteca Luz uma oportunidade para que os visitantes entrem em contato com a cultura de diversas comunidades, como os Baniwa e os Guarani, através de aulas e práticas que discutem os princípios básicos de comunicação, a origem da língua desses povos, sua produção artística, tradições e modo de se relacionarem com a fauna e a flora.
Dentro das temáticas que aborda em sua produção e pesquisa, Denilson Baniwa se propõe a revisitar materiais históricos iconográficos, buscando uma nova perspectiva sobre o que é ser indígena, fora do imaginário social construído ao longo dos séculos. A educação, para o artista, é um meio para que a história dos povos indígenas, em toda a sua diversidade, possa ser repensada e reescrita, a partir da perspectiva própria de cada comunidade.
Pinacoteca de São Paulo Praça da Luz, 2. Bom Retiro São Paulo/SP, Brasil Visitação: de quarta a segunda, das 10h às 18h. pinacoteca.org.br