Exposiciones
08 octubre 2025 - 18 enero 2026
Museu da Imagem e do Som do Pará / Belém, Brasil
Claudia Andujar, Série Reahu, Mostra Cosmovisao, Itaú Cultural, Acervo Claudia Andujar. Foto: Divulgação
Em diálogo com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em novembro na cidade de Belém (PA), o Itaú Cultural (IC) leva para o Museu da Imagem e Som do Pará a mostra Claudia Andujar – cosmovisão.
Os 71 trabalhos exibidos em Belém foram realizados por Claudia durante seis décadas, desde que, fugindo do nazismo partiu da Hungria para os Estados Unidos. Depois de uma temporada naquele país, em 1955 ela desembarcou em São Paulo para encontrar a sua mãe e ali viver até hoje.
No MIS Pará, a mostra Claudia Andujar – cosmovisão está separada em três ambientes, ocupando todo o andar. Assim que o visitante chega, encontra a produção de sua fase mais experimental. Em uma ampla sala ao lado, estão os trabalhos realizados com os Yanomami. Um terceiro espaço exibe um audiovisual do livro de fotos Amazônia (Praxis, 1978), publicado por Claudia e o também fotógrafo George Love, editado por Regastein Rocha, com design do artista Wesley Duke Lee e prefácio do poeta amazonense Thiago de Mello – cujo texto foi, depois, censurado pela ditadura militar. Neste espaço, o público também poderá ver a videoinstalação Sonhos Yanomami (2002-2024), obra de Andujar com releitura do artista Leandro Lima.
Museu da Imagem e do Som do Pará Centro Cultural Palacete Faciola Avenida Nº Sra. de Nazaré, 138 – Belém/PA, Brasil Visitação: Terças-feiras a domingos, das 9h às 17h
museus.pa.gov.br/museus/9/museu-da-imagem-e-do-som