Exposiciones

Histórias indígenas

20 octubre 2023 - 25 febrero 2024

MASP / São Paulo, Brasil

Até o dia 25 de fevereiro a mostra coletiva Histórias indígenas ocupa as galerias do 1º andar e 2º subsolo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Cerca de 285 obras de 170 artistas mostram diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia através da arte. A mostra oferece novas narrativas visuais, mais inclusivas, diversas e plurais, ao trazer uma diversidade de vozes não somente no corpo de artistas e de obras, como também em sua estrutura curatorial.

Com curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena, a coletiva compreende oito núcleos: sete dedicados a diferentes regiões do mundo, sendo eles, Relações que nutrem: família, comunidade e terra (Canadá); A construção do «eu» (México); Histórias de pintura no deserto (Austrália); Pachakuti: o mundo de cabeça para baixo (Peru); Rompendo a representação (Maori, Nova Zelândia); Tempo não tempo (Brasil); Várveš: escondidos do dia (Sami, Noruega); e um núcleo temático organizado por todos os curadores da mostra, intitulado Ativismos.

Na compreensão da exposição, o termo “história” abrange tanto a ficção quanto a não ficção, relatos históricos e pessoais, de natureza pública e privada, em nível micro ou macro, possuindo, assim, um caráter mais polifônico, especulativo, aberto, incompleto, processual e fragmentado do que a noção tradicional de História.

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
São Paulo/SP, Brasil
Visitação: terça grátis Bradesco, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a
domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); fechado às segundas.
Agendamento online obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)

www.masp.org.br

Explorar