Exposiciones
13 julio 2024 - 31 agosto 2024
Casa da Cultura / Comporta, Portugal
Igshaan Adams, Gebedswolke (ii) - detalhe, 2021-2024. Corrente de ouro e de prata, fio de cobre, fio de algodão, trança de poliéster, fio de memória prateado, amuletos de metal, fios de cobre, de latão e de prata, miçangas de madeira, de plástico e de cristal, búzios, conchas de caramujo marinho, aço galvanizado, madeira e tinta laca spray transparente. Foto: Mia Thom. Cortesia do artista e black projects, Cidade do Cabo © Igshaan Adams
A Fortes D’Aloia & Gabriel em colaboração com a galeria Nara Roesler apresenta a quarta edição da exposição de verão na Comporta, Portugal. Ao longo de julho e agosto, a Casa da Cultura da Comporta, um antigo celeiro de arroz e ex-cinema, recebe uma mostra coletiva com curadoria de Nancy Dantas com obras de cinco artistas contemporâneos de diferentes partes do globo cujas práticas traçam caminhos entre o Brasil, a África do Sul e os Estados Unidos.
Por meio de obras de Alberto Pitta (Salvador, Brasil, 1961), Efrain Almeida (Boa Viagem, Brazil, 1964), Igshaan Adams (Cape Town, South Africa, 1982), Leonardo Drew (Tallahassee, USA, 1961) e Marina Rheingantz (Araraquara, Brasil, 1983), a curadora, ela própria uma estudiosa que trabalha entre Joanesburgo, Cape Town e Almada, propõe uma reflexão sobre os caminhos e saberes que acompanham o cultivo do arroz, alimento básico da dieta de inúmeras culturas e plantação comum nos campos ao redor da Comporta. Uma convocação ancestral e contemporânea, Stirring the Pot, como cozinhar, agitar e festejar, acontece quando o trabalho é suspenso e as ferramentas guardadas, abrindo um círculo para dança, libertação e comunicação por vários domínios e tempos. Enquanto as esculturas de Igshaan Adams e Leonardo Drew incorporam contextos históricos da África do Sul e dos Estados Unidos em objetos escultóricos, as esculturas de fauna e flora de Efrain Almeida e as estampas têxteis de Alberto Pitta fazem referência a culturas e rituais brasileiros específicos, e a pintura de Marina Rheingantz traduz uma experiência sensorial ao ar livre em materialidade abstrata.
Casa da Cultura Rua do Secador. Comporta, Portugal Visitação: de terça a domingo, das 11h às 14h e das 17h às 20h.