A sede de São Paulo do IMS apresenta a exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito. Com entrada gratuita, a retrospectiva traça um panorama da obra do fotógrafo carioca, marcada, sobretudo, pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país. A seleção traz desde imagens do início de sua carreira até registros recentes.
A curadoria da mostra é de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, e da curadora adjunta Janaina Damaceno Gomes, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra. A assistência de curadoria é da conservadora-restauradora Alessandra Coutinho Campos, e a pesquisa biográfica e documental de Andrea Wanderley, integrantes da Coordenadoria de Fotografia do IMS.
A seleção ocupa dois andares do centro cultural e reúne 266 fotografias, produzidas desde a década de 1950, no início da carreira do artista, até 2021. A mostra traz imagens de diversas regiões do Brasil, com registros de ritos, festas populares e cenas cotidianas. Grande parte das obras exibidas provém do acervo do fotógrafo, que se encontra sob a guarda do IMS desde 2018.
Confira a programação paralela à exposição aqui.
IMS
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP, Brasil
Visitação: terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h.