No dia 9 de dezembro, será lançado o livro «A virada decolonial na arte contemporânea brasileira», com uma palestra da autora, pesquisadora e professora Alessandra Simões.
«Uma verdadeira revolução está em curso nas artes brasileiras». É com essa frase que Simões inicia seu recente livro e apresenta fatos, tendências e verdades que certamente vão abalar os modos de operação e produção da arte contemporânea.
Se até agora artistas, críticos e curadores vinham ocupando-se com discussões ligadas a novas tecnologias, arte urbana e disputas geopolíticas, nos últimos anos passam a enfrentar questões de raça, etnia e gênero, as quais exigem mudanças muito mais radicais nas estruturas sociais, ideológicas e do imaginário artístico, calcado numa ideia de arte universal totalmente eurocêntrica e majoritariamente branca.
Sabemos que ainda é exígua a representatividade de pessoas pobres, negras, indígenas, asiáticas, periféricas, não binárias, entre outras, nos lugares centrais que regem o sistema da arte, inclusive em seus espaços de poder e decisão. A partir de uma virada decolonial na arte, antecipada pela autora, vislumbramos uma forte onda que nos empurra para uma mudança de paradigma nunca visto, frente à urgente necessidade de reparação histórica diante do apagamento das experiências e memórias de grupos sociais minorizados.
Com Alessandra Simões, docente nos cursos Bacharelado e Licenciatura Interdisciplinares em Artes e suas Tecnologias (UFSB) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB). Doutora no Programa Interunidades Integração da América Latina (PROLAM-USP). Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).
Lançamento do livro com palestra da autora
Dia 9/12, sexta, das 18h às 19h30
Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, enquanto houver vagas.
Gratuito
Mais informações aqui.
Evento presencial
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista, São Paulo.