Estão abertas até 7 de maio de 2023 as inscrições para a Bolsa IMS de pesquisa em fotografia, que busca estimular o estudo da fotografia no Brasil e a realização de um projeto inédito sobre um eixo temático proposto pelo Instituto, que neste ano é «Em nome do vazio. Fotografia, conquista e colonização de Estado no âmbito da Marcha para o Oeste”.
Na quinta edição da Bolsa, serão escolhidos dois projetos de pesquisa sobre um conjunto de imagens do acervo do IMS, de autoria da fotógrafa Alice Brill e dos fotógrafos José Medeiros, Henri Ballot e Marcel Gautherot, realizadas no âmbito do processo de colonização da região central brasileira, lançado pelo presidente Getúlio Vargas em 1938, conhecido popularmente como a Marcha para o Oeste, que teve como órgão executor a Fundação Brasil Central (FBC). Busca-se promover a construção de diálogos entre essa produção fotográfica e o processo de ocupação e transformação de territórios considerados pelo Estado como vazios e incivilizados, tencionando interrogar a forma como diversos olhares construíram identidades e documentaram habitantes do Brasil Central e seus modos de vida dissonantes do padrão “moderno” que o programa oficial buscou impor.
Serão aceitos projetos que tenham como propósito resgatar e valorizar pontos de vista e narrativas das e sobre as pessoas fotografadas, sejam elas pertencentes aos povos indígenas invadidos ou a outras populações que lá habitavam, ou que lá chegaram com a promessa de uma vida melhor, e que também sofreram as consequências do processo de ocupação pela FBC, como as pertencentes a comunidades quilombolas, seringueiras, castanheiras e de trabalhadores arregimentados em diversos lugares do Brasil para participar dessa empreitada.
Serão duas bolsas no valor de R$ 30 mil cada, destinadas a pessoas pesquisadoras nascidas ou residentes nas regiões afetadas pela Fundação Brasil Central, ou, ainda, que tenham como local de trabalho e pesquisa as regiões afetadas pela ação FBC: Mato Grosso, Tocantins, Goiás, sul do Pará, sul do Amazonas e Distrito Federal. Uma das bolsas será destinada a pessoa pesquisadora negra ou indígena.
Confira mais informações e o edital aqui.
ims.com.br