Convocatorias para aplicaciones
Fundação Joaquim Nabuco
Recife, Brasil
Deadline: 02 noviembre 2018
Se você tem interesse na produção de vídeos que fogem do modelo tradicional, ou participa de um coletivo de artistas com esta proposta, o edital do XI Concurso de Videoarte está disponível. A competição, organizada pela Fundação Joaquim Nabuco, tem como objetivo estimular e reconhecer projetos audiovisuais artísticos em caráter experimental. Nesta edição, duas obras serão selecionadas e premiadas com R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) cada.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial na Fundaj do Derby, em horário comercial, com a ficha de inscrição preenchida. Poderão se inscrever artistas ou coletivos de artistas residentes no Brasil e maiores de 18 anos, desde que cada pessoa ou coletivo concorra com apenas um trabalho e não tenha sido vencedor nas duas últimas edições. O setor responsável pela coordenação do concurso é a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA).
As inscrições estão abertas até 2 de novembro de 2018 e são gratuitas. Os vencedores serão anunciados até o dia 26 de novembro, por meio do Diário Oficial da União (DOU), do site e redes sociais da Fundaj.
Moacir dos Anjos, um dos organizadores do concurso e curador da Fundaj, explica a importância do projeto. “A proposta do concurso é estimular a criação de obras inéditas. O audiovisual é uma mídia que tem uma importância fundamental na arte contemporânea. E acho que é papel da Fundação estimular a criação de artistas”. Inédito no Brasil, o concurso têm tido resultados muito significativo para os produtores, desde participações na Bienal de São Paulo e até em festivais internacionais. Exemplo disso foi a cineasta e artista visual pernambucano Gabriel Mascaro, que foi vencedor da sétima edição do concurso.
A participação do concurso pode também proporcionar o contato do produtor com um campo além do audiovisual. Moacir destaca esse diferencial como uma das principais vantagens dos vencedores da competição. “É uma oportunidade do artista se alimentar de linguagem diferente, experimentar campos diferentes. A ideia é promover a quebra de limites tão rígidos entre o campo de artes visuais e de cinema”.
O projeto é de abrangência nacional e os premiados têm os trabalhos incorporados ao acervo de videoarte da Fundação Joaquim Nabuco, permitindo, além da divulgação, a pesquisa do público.
Leia o edital completo aqui.
Acesse a fica de inscrição neste link.
Inscrições no XI Concurso de Videoarte Data: 03 de setembro a 02 de novembro de 2018 Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Local: Fundação Joaquim Nabuco, Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA), Rua Henrique Dias, 609 – Derby.