Convocatorias para propuestas
01 junio - 30 junio 2025
EMEF Gonzaguinha
São Paulo, Brasil
Deadline: 11 mayo 2025
Escada para Nuvens. Foto: Cacá Bernardes
O projeto Escadas para Nuvens abre convocatória para 12 artistas ou coletivos originários de territórios periféricos da cidade de São Paulo para integrar a programação do Mural Digital. A iniciativa inicia a temporada 2025 do projeto, que tem como tema a relação desses artistas com seus próprios territórios e identidades. As inscrições estão abertas entre os dias 2 de abril a 11 de maio, até às 18h. O edital, com todas as informações e procedimentos de inscrição, está disponível no Instagram do projeto (@escadasparanuvens). O resultado da seleção será divulgado em maio no mesmo perfil.
Realizado na EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., mais conhecida como Gonzaguinha, em Heliópolis, maior favela de São Paulo, localizada na região sudeste da capital, o projeto comporta um mural digital com obras de artistas da comunidade, uma torre com rede WiFi de grande alcance e a realização de oficinas de tecnologia e criação. Projetada em um painel de LED, essa galeria contempla trabalhos de diversas linguagens, desde audiovisual e grafite a dança e literatura. Serão selecionadas 12 obras inéditas, sendo seis da comunidade de Heliópolis e seis de outros territórios da cidade.
A convocação é direcionada a artistas visuais, cineastas, fotógrafos, designers, videomakers, grafiteiros, pintores, performers, artistas, arte-educadores, estudantes, profissionais de computação gráfica, entre outros. Estão previstas ainda no edital vivências realizadas pelos selecionados com os alunos da EMEF Gonzaguinha, previstas para acontecerem no segundo semestre deste ano. Os artistas selecionados recebem o valor bruto de R$ 2.000,00 pela participação.
Proposta pela artista Bruna Lessa, com produção da Bruta Flor Filmes, a iniciativa tem por objetivo enfrentar a desigualdade digital e explorar como a arte pode impulsionar atividades cidadãs em comunidades periféricas. O projeto entende que o acesso e difusão da arte em territórios menos favorecidos é um dos principais passos para diminuição dos abismos sociais e culturais e também uma forma de diminuir a vulnerabilidade dos jovens.
O projeto Escada para Nuvens visa promover a igualdade digital, a arte e a autonomia, abrindo caminhos para um futuro mais inclusivo. A iniciativa destaca a importância de unir tecnologia, cultura e engajamento comunitário para enfrentar desigualdades de acesso e oportunidades.
@escadasparanuvens