Talleres
12 noviembre - 10 diciembre 2019
IMS Paulista
São Paulo, Brasil
Deadline: 12 noviembre 2019
Negras da Bahia. Bahia, c. 1885. Foto de Marc Ferrez. Coleção Gilberto Ferrez / Acervo IMS.
Estão abertas as inscrições para o curso Fotografia, racismo e antirracismo, com Hélio Menezes, no IMS Paulista.
Uma reflexão sobre as relações – ora admitidas, ora camufladas – entre fotografia e racismo, fornecendo um panorama histórico-antropológico. Privilegiando um olhar que põe em relevo questões raciais e sociais que permeiam a prática fotográfica, o curso buscará complexificar a proximidade entre fotografia e escravidão no Brasil oitocentista e analisar a produção de alguns importantes fotógrafos negros brasileiros, bem como ampliar o debate sobre fotografia, arte afro-brasileira contemporânea e práticas antirracistas, em diálogo com questões de identidade e representatividade.
O curso não exige conhecimento prévio sobre o tema.
Sobre Hélio Menezes É mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP, onde tem desenvolvido pesquisas sobre arte afro-brasileira, relações raciais, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. Foi curador convidado da exposição Histórias Afro-atlânticas, do Masp, e da mostra de performances Eu não sou uma mulher?, no Instituto Tomie Ohtake. É curador de Literatura do Centro Cultural São Paulo.
Fotografia, racismo e antirracismo 12 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro de 2019, terças, das 19h às 21h R$200, pelos 4 encontros 45 vagas Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos
Inscrições aqui.