Exposiciones
11 diciembre 2021 - 31 marzo 2022
Fama Museu / Itu, Brasil
Sérgio Adriano H. Foto: Divulgação.
Está em cartaz no Fama Museu, a mostra Não consigo respirar, de Sérgio Adriano H., com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, contemplado no Edital FAMA Museu 01/2021.
O Projeto “Não Consigo Respirar” procura discutir sobre o racismo que é invisível. Somente é sentido pela vítima, pela pessoa em questão. Invisível para muitos, visível para todos os negros, índios, pardos e todos os outros que não estão dentro do estereótipo de uma sociedade enraizada em questões de beleza, etnia e cor de pele. O preconceito está embutido em falas habituais do cotidiano, “serviço de preto”, “preto de alma branca”, “branco de alma preta”. O filósofo Franklin Leopoldo e Silva ressalta que “singularidades raciais e culturais devem ser comparadas, para ressaltar o sentido da diversidade”. Existirá um momento em que uma criança, ao voltar da escola, não indagará mais o pai sobre o motivo do colega de classe ter sido hostilizado, pela cor de pele.
Ao buscar discutir Corpo, Palavra, Fé e Sociedade, procura-se, a partir da arte, evocar aspectos do pensamento e indagações no que se refere à Verdade, Colonialismo, Racismo Estrutural e Descolonialismo. Essas indagações se desdobrarão em outras questões filosóficas, pois não basta apenas responder, é necessário também dar vazão a diversos outros questionamentos que se desenvolvem sobre o prisma da arte e da vida. Neste postulado, amplia-se o olhar sobre o que é apresentado: racismo, gênero, preconceito e paradigmas, em que o falso é tomado pelo verdadeiro. Cada vez mais estamos mais informados, porém com menor ganho de conhecimento, pois não somos educados para formular perguntas, mas sim, para responder perguntas.
Sérgio Adriano H. – Joinville SC – 1975. Artista visual, performer e pesquisador. Vive e produz em Joinville e São Paulo. Formado artes visuais e mestre em filosofia. Selecionado em 2014 como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina.
Claudinei Roberto da Silva é artista visual e curador formado em Educação Artística pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo. Em 2002 foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq; em 2011 foi bolsista do “International Visitor Leadership Program” (Departamento de Estado do Governo dos EUA).
Fama Museu Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 Vila São Francisco, Itu/SP, Brasil Visitação: Quarta-feira a domingo, das 11h às 17h
famamuseu.org.br