Talleres
02 mayo - 31 mayo 2022
MASP
São Paulo, Brasil
Deadline: 02 mayo 2022
Detalhe de Dalton Paula, Zeferina, 2018, acervo MASP, doação do artista, no contexto da exposição Histórias Afro-Atlânticas, 2018
O objetivo do curso é apresentar o percurso teórico de intelectuais negras brasileiras cujas produções são marcadas pela interação entre elaboração teórica e a prática artístico-cultural. A partir da proposição de Paul Gilroy, em O Atlântico Negro, reconhece-se na arte negra os atributos de um meio privilegiado para assumir e explorar uma potência de criação de formas de habitar o mundo e de sentidos estético e político.
Os temas da identidade e da diferença cultural serão explorados com o intuito de superar tanto o essencialismo, quanto o apelo multicultural que ocupa grande espaço no debate sobre intelectualidade e artes negras. Tais temas não podem ser reduzidos a categoria social e política fixas, manipuladas conforme os interesses retóricos; tão pouco, a utilização da cultura por intelectuais negras está limitada ao campo da crítica. Refletir sobre a cultura e a arte negra é um modo de conhecer e se aproximar da realização de uma plurirracionalidade, que se expressa em tendências teóricas diversas e mesmo opostas, que, ao fim ao cabo, traduzem a experiência intelectual de pensadoras oriundas da diáspora afro-atlântica. Para tanto, será apresentado reflexões de cinco intelectuais brasileiras que construíram abordagens teóricas na interação com a arte e cultura brasileira. Escola de samba, grupo de samba-reggae, guarda de congo e moçambique, slam de poesia, cinema e literatura são alguns dos temas que atravessam a produção das intelectuais negras que serão apresentadas no curso. Cada aula será dedicada a uma autora, explorando os momentos de sua obra dedicados a projetar a arte e cultura no centro de seus interesses especulativos.
Coordenação Maria Fernanda Novo é filósofa, professora e artista. Pós-doutoranda em filosofia na USP e bolsista Fapesp, doutora e mestra em Filosofia pela UNICAMP. Em 2016, realizou estágio durante o doutorado na Universidade Paris X – França. Entre 2019 e 2020, lecionou nos campus da UNESP de Rio Claro – Instituto de Biologia e de São Paulo – Instituo de Artes. Em 2021, foi professora visitante da Faculdade de Educação da UNICAMP; é professora da Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial na PUC-SP. A partir da filosofia desenvolve pesquisa nas áreas de filosofia da raça, relações raciais, arte, política e educação. Como artista produziu em parceria com a coreógrafa Ana Pi o conjunto de obras Rádio Concha, comissionado pela Trienal de Artes do Sesc (2021). Integra o espetáculo de dança O Banquete (2019), apresentado em São Paulo, Paris e Genebra.
Veja o programa de aulas aqui.
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Duração do Módulo 2, 9, 16, 23 e 31.5.2022
Horário das 19h às 21h
Mais informações e inscrições aqui.
www.masp.org.br